top of page
LIVROS

Todos os livros de  Carmem Dametto estão à venda nas versões impressa e e-books.  Clique nas imagens acima e adquira o seu.

 

Você também pode pedi-los através do e-mail

carmemdametto@gmail.com

"O filicídio, patológico ou não, é um sentimento inerente à natureza humana. Quando falo neste assunto não é com o intuito de acusação, crítica a pais e filhos de pacientes ou de pessoas normais, e sim no sentido de entendimento de um fenômeno universal do qual se foge como se fosse algo "errado". Todos nós, pais e filhos, o sentimos e o suportamos. Portanto esse tema deve ser comentado e tratado"

"Minha concepção sobre o psicótico, tipo de paciente a que mais me dedico, exatamente por ter me especializado no tratamento do mesmo do mesmo, tem mudado. Passei a ver nele um ser curável, responsáveis por seus atos, com capacidade de escolha e principalmente com direito a atos de eleição, desde que não afete direitos alheios".

"O meu método de comprovação da presença da loucura é muito simples: sou diariamente procurada por pessoas que se sentem loucas, que sofrem com isso e querem alívio para o seu sofrimento. Então, eu tenho de acreditar nessa pessoas, que são as próprias avalistas dos limites do seu normal, e o mito da inexistência da loucura não consegue restituir a sanidade aos que se sentem doentes"

"Para tratar de um psicótico, o terapeuta terá de ser uma nova mãe para o mesmo. Esta nova mãe, como diz Winnicott, terá de iludi-lo inicialmente. O terapeuta do psicótico, como tem de ficar bem claro, tem de ser então o EGO do paciente. A diferença básica na proposta de tratamento para o neurótico e para o psicótico, reside na diferente estruturação da personalidade".

" O que acontece é que ainda há preconceitos, mesmo por parte dos técnicos que atuam na área da saúde mental. O psicótico passa de vítima a perseguidor com a maior facilidade. Não é observador, simplesmente, como qualquer doente. (...) Há ainda o o imenso medo ocidental pela loucura. A psicose ainda é o bicho papão. "  

"Este livro trata das varias maneiras da depressao se anunciar mascarada de outras formas. Como alergia, obesidade e outras doenças. Tem uma explicaçao psicanalitica sobre como funciona a depressao e seu tratamento. E como eu acho que deva ser o Terapeuta."

bottom of page